Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF
 
Fruticultura
Qualidade de combustíveis
Meio ambiente - gases
Meio ambiente - modelagem de sistemas naturais
 
Cerâmicas

A cerâmica vermelha é uma das atividades econômicas que vem se destacando na região norte fluminense, tanto pelo baixo custo de produção quanto pela demanda da construção civil, inserindo Campos dos Goytacazes no cenário nacional como o maior pólo cerâmico do Estado do Rio de Janeiro. Contudo, em geral, a qualidade dos produtos das mais de 100 cerâmicas ainda é baixa.

Uma boa caracterização da matéria-prima é importante no sentido de melhorar a qualidade do produto final (tijolos, telhas, lajotas, etc.) e a metodologia de produção, que atualmente é feita de maneira praticamente artesanal e empírica pelos ceramistas da região.

O LCFIS tem procurado contribuir com o Setor Ceramista da região através de estudos das propriedades fundamentais da matéria-prima proveniente de solos argilosos da Baixada Campista / RJ, tais como propriedades estruturais, ópticas e térmicas, com o propósito de conduzir à utilização racional desses ambientes costeiros, de capital importância para a preservação do meio natural. A correlação entre as propriedades físico-químicas com as propriedades reológicas, térmicas, cerâmicas e estéticas do produto final levará a um avanço no processo produtivo, elevando a qualidade e aumentando a aceitação das peças produzidas na região, bem como, podendo direcionar para um melhor aproveitamento desta matéria-prima. Outra área de atuação é o estudo das liberações gasosas provenientes da matéria-prima e dos combustíveis utilizados na queima durante o processo cerâmico. O LCFIS também tem se empenhado em pesquisar tais liberações, buscando avaliar o impacto ambiental e as perdas provocadas às Cerâmicas, tais como oxidação de equipamentos e acessórios.