Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF
 
 
Sobre o LCFIS

O Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) é a unidade do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) que elabora, planeja e executa as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de física tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. O LCFIS oferece disciplinas básicas e avançadas de física a diversos cursos do CCT bem como a outros centros da UENF, como o Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). Está ainda sob sua responsabilidade o Curso de Licenciatura em Física.

Além disso, vários professores do LCFIS são credenciados no Programa de Pós-Graduação de Ciências Naturais (PPGCN), ministrando disciplinas e realizando pesquisas em áreas de grande interesse regional e nacional. Entre os projetos de pesquisas desenvolvidos no LCFIS, que inclui a participação de bolsitas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado podemos citar: o estudo de emissões de contaminantes gasosos de efeito estufa de combustíveis verdes e fertilizantes alternativos, desenvolvimento de novos sensores fotoacústicos, produção e caracterização de novos materiais (vítreos, cerâmicos e nanoestruturados) de interesse para a fotônica e optoeletrônica, estudo de nanopartículas magnéticas de aplicação à medicina, materiais e filmes finos magnéticos, biocombustíveis e estudo de rochas porosas ligadas à exploração e produção de petróleo. Os professores pesquisadores do LCFIS são autores de artigos científicos periódicos internacional de alto impacto, além de captar grande monta de recursos para expansão da infraestrutura de pesquisa que são concedidos pelas agências de fomento devido à importância dos projetos a elas submetidos.

No que concerne à extensão universitária, os docentes do LCFIS vem ao longo dos últimos anos desenvolvendo ações no sentido de melhorar a qualidade do ensino público básico oferecido pelas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Por exemplo, implantou um laboratório de ciências em escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes, desenvolve atividades do Programa de Inciação à Docência (PIBID/CAPES) em algumas escolas públicas locais e busca promover atividades de divulgação de ciências para atrair novos estudantes para a área de física. Vale ainda ressaltar que os egressos do Curso de Licenciatura em Física hoje são professores na rede estadual, e os egressos da pós-graduação tem se colocado no mercado de trabalho, em especial em instuições de ensino e pesquisa do nível superior, principalmente na Região Norte Fluminense, e até de outro estados da federação.



Chefe do Laboratório
Prof. Dr. Marcelo Gomes da Silva
e-mail: mgs@uenf.br
Fone: (22) 2748-6491