Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF
Página Aberta

[v.5, n.3, set-dez/2011]


A Agenda Social e seus próximos desafios

Geraldo Timóteo e Lilian Ságio

A Revista Agenda Social, ISSN 1981-9862, qualis B3, em interdisciplinar e História, é uma publicação quadrimestral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro que, desde 2007, destina-se à publicação de trabalhos na área das Ciências Sociais e afins, com ênfase nas questões relacionadas à políticas sociais, participação e regulação. Nesse sentido, a Comissão Editorial afirma a sua vocação histórica para o diálogo entre instituições nacionais e internacionais com vistas à formação de uma rede multidisciplinar de conhecimentos, capaz de propor novas reflexões e pesquisas no campo das Ciências Humanas.

Dando continuidade a esta prática e aceitando novos desafios que se impõem às publicações de caráter acadêmico, a Revista Agenda Social terá, a partir de sua próxima edição, novas seções cujos formatos permitirão a representação da dimensão inovadora e criativa inerente à área interdisciplinar. Além de receber resenhas e artigos inéditos, a revista contará com espaços para entrevista (com pesquisadores consagrados no campo das pesquisas interdisciplinares das áreas das ciências sociais), ensaios fotográficos, relatos de pesquisas e debates que contenham análises, críticas e reflexões sobre temas, fatos e questões sociais.

Para alcançar esse objetivo, implantamos um novo projeto gráfico e editorial, seguindo o modelo internacional do Open Journal Systems (OJS), que no Brasil recebe o nome de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. Essa ferramenta foi traduzida e customizada pelo IBICT, (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), sendo, originalmente, um software desenvolvido pela Universidade British Columbia, (http://pkp.sfu.ca/ojs/). Sua finalidade é a construção de publicações de periódicos eletrônicos, auxiliando o processo de gestão de conteúdos e formatos digitais, permitindo maior interação entre as funções de Editor Chefe, Autores, Editores e Avaliadores, reduzindo o tempo de preparo das novas edições e permitindo aos autores um acompanhamento do processo de avaliação de suas criações de forma ágil e objetiva.

Além do novo formato eletrônico, que busca adequar a forma ao seu reconhecido conteúdo, a Revista Agenda Social passa a ser uma publicação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que se incumbe de ampliar o número de parcerias inter-institucionais que possibilitem torná-la uma referência para a Área Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades. Para alcançar essa meta, a revista funciona em sistema de fluxo contínuo, em que todos os trabalhos submetidos são avaliados por dois pareceristas anônimos, ligados à áreas dos respectivos trabalhos. A revista aceita artigos em quatro línguas: Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Outra decisão importante do Comitê Editorial é organizar a publicação de um número temático anual sobre temas relevantes para a área Ciências Sociais e Humanidades. Finalmente, acreditamos que a busca da reflexão sobre a realidade social é um fazer de todos aqueles que se dedicam a interrogar e interpretar os fenômenos produzidos pelo fazer humano. Nessa perspectiva não há precedência ou dominância de uma área de saber sobre outra, sendo todas elas parceiras que podem congregar esforços na articulação entre conhecimentos produzidos a partir de diferentes enfoques, abrindo espaço de discussão e divulgação de pesquisas. Diante disso, a interdisciplinaridade se impõe enquanto possibilidade concreta de discussão e pesquisa realizadas em diferentes universidades, centro e grupos de pesquisa do país e do exterior. O Comitê Editorial espera que a Revista Agenda Social possa continuar contribuindo com a divulgação das pesquisas interdisciplinares que tenham como foco o debate de questões concernentes ao amplo campo das políticas sociais.