Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF
Normas para Pulicação de Trabalhos

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

A Agenda Social. Revista do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais destina-se à publicação de trabalhos na área das Ciências Sociais e afins com ênfase nas questões relacionadas a políticas sociais, participação e regulação.

- Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico. O Conselho Editorial Executivo reserva-se o direito de exclusividade na publicação dos artigos. A veiculação em outra publicação só poderá acontecer com prévia autorização, do Conselho Editorial Executivo e dos(as) autores(as), e citação da fonte original.

- Os trabalhos enviados deverão ser acompanhados de uma declaração prévia assinada por todos os(as) autores(as) autorizando sua publicação na Agenda Social. Revista do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais

- Os trabalhos serão analisados previamente pelo Conselho Executivo que os enviará para apreciação de pareceristas ad hoc, membros dos Conselhos Consultivos (nacional e internacional), ou outros especialistas de renome na área temática do trabalho, que arbitrarão sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação, podendo sugerir aos autores reformulações, ou adaptações às normas editoriais. A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será do Conselho Editorial Executivo, com base no programa editorial da revista.

- Não serão admitidos acréscimos ou alterações no texto, após sua avaliação e aceitação final. O editor reserva-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando o estilo e os conteúdos do(s) autor(es). O Conselho Editorial Executivo assegura o anonimato dos(as) autores(as) no processo de avaliação, como também garante aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

- A Agenda Social publica artigos nos idiomas Português, Espanhol, e Inglês e Francês. Os artigos em português deverão vir acompanhados de um resumo em português e um abstract. Os artigos aceitos em quaisquer dos outros idiomas deverá apresentar um resumo na língua original e outro em português.

- Serão publicados artigos, resenhas críticas e entrevistas.

- Os artigos deverão ter, no máximo, 20 páginas em formato A4, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotos, notas e referências bibliográficas. Figuras, desenhos, tabelas e fotos deverão inserir cabeçalho (se for o caso), créditos e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. Se forem utilizadas fotos com pessoas, mesmo não identificadas, devem vir acompanhadas da permissão por escrito das pessoas fotografadas, fotos de crianças ou adolescentes, acompanhadas da autorização dos pais ou responsáveis.

- As resenhas críticas e entrevistas deverão ter, no máximo, cinco páginas em formato A4.

- Os trabalhos enviados deverão estar rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

- O parecer sobre a aceitação ou não dos artigos será comunicado aos autores, não se obrigando a Agenda Social a devolver os originais a ela enviados.

- Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa ou virtual) desde que devidamente autorizados pelo autor e pelo Conselho Diretor do veículo, onde o trabalho tenha sido originalmente publicado.

- As opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências são de exclusiva responsabilidade dos/as autores/as, não refletindo necessariamente a posição do Conselho Editorial Executivo.

- A Agenda Social não remunera os(as) autores(as) que tenham seus artigos nela publicados.

Padrão de apresentação
- Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT, que, durante a editoração, serão adaptados ao projeto e formato editorial do periódico Agenda Social . Para autores estrangeiros é permitido o uso das normas da American Psychological Association-APA, que, na editoração, serão convertidas a ABNT.

- Os trabalhos podem ser enviados por correio eletrônico (texto em arquivo anexo) para ppgps@uenf.br junto com três vias impressas (duas delas sem identificação para serem encaminhadas aos pareceristas - blind review ) para o endereço da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais.

- Deve ser utilizado o Editor Word for Windows, seguindo a configuração: fonte Times New Roman tamanho 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear de 1,5 cm, margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

- Todas as folhas devem ser numeradas na margem superior direita, excetuando a primeira página embora esta deva ser contabilizada como página n. 1.

Ordem de apresentação
- Título em Português e Inglês (para artigos em Português);

- Resumo em Português e Inglês (para artigos em Português);

- Palavras-chaves de três a cinco em Português e Inglês (para artigos em Português);

- Para artigos em outras línguas, título, resumo e palavras-chaves (de três a cinco) na língua original do artigo (inglês, francês, espanhol) e em português;

- Nome completo dos(as) autores(as), titulação acadêmica, vínculos institucionais, endereço profissional e residencial completo, telefone e e-mail.

- Resumo, Abstract, Resumé, Resumen entre 800 e 900 caracteres (sem espaço) e espaço interlinear simples.

- Resumo, Abstract, Resumé, Resumen bem como palavras-chaves em letra times new roman tamanho 10.

Citações e referências (bibliografia)
- Citações, baseadas na NBR-10520, de agosto de 2002, adequadas à Revista:
• as citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada sobrenomedoautordata ou sobrenomedoautor-data-página.
• citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto. Se em outro idioma, usar também o itálico.
• citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuada para a linha do parágrafo, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto.
• nome do autor, para os dois casos acima: 1) no corpo do texto (grafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Lima (1998, p. 170), “Numa das passagens bastante criticadas (...)” ou 2) entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: "Numa das passagens bastante criticadas (...)” (LIMA, 1998, p. 170).
. diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser diferenciados – nas citações e nas referências bibliográficas – adicionando-se uma letra depois da data. Ex: RIBEIRO, (2005 a).

- Referências somente dos documentos efetivamente citados no trabalho - conforme a NBR-6023/2002
- Para fins de sistematização da Revista, utilizar somente o itálico como recurso tipográfico.
- O título da obra deve constar em itálico mas não o sub-título.
- As referências bibliográficas devem ser listadas, ao final do trabalho, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor e obedecendo á data de publicação, ou seja, do trabalho mais recente para o mais antigo.
- As notas de rodapé, quando existirem, devem ser curtas e de natureza substantiva, indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.

Exemplos de Referências
Livros – obra completa

VITA, Álvaro de. Justiça liberal: argumentos liberais contra o neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
AMADO, J. & FERREIRA, M. de M. (ORG.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996.
- capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio)
CRUZ, J. L. Vianna da. “Modernização produtiva, crescimento econômico e pobreza no norte fluminense (1970-2000)”. In: PESSANHA, R. M. & SILVA NETO, Romeu (ORG.). Economia e desenvolvimento no norte-fluminense: da cana de açúcar aos royalties do petróleo. Campos dos Goytacazes: WTC, 2004, p. 77-114.
WEBER, Max. “A ciência como vocação”. In: ______. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982, p. 154-183.
Tese acadêmica
SMIRDELE, C. G. S. Moreira. UENF e Campos, encontro de dois mundos: uma etnografia da interação entre a coletividade da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e a sociedade de Campos dos Goytacazes (RJ), 2002-2004. Campos dos Goytacazes: PPGPS/UENF, 2004. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais)
Legislação (meio eletrônico)
RIO DE JANEIRO. Edital da Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. Disponível em http://alerj1n1.alerj.rj.gov.br/compcom.nsf/. Acesso em 18 de out. 2006.
Periódicos- revista
LÜDKE, M. et al.. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. Educação & Sociedade. Campinas: UNICAMP, vol. 20, n. 68, dez/1999, p. 284-296.
Jornais
- matéria assinada:
TAKAHASHI, Fábio. Brasil dos negros é o 105 o. do ranking social. São Paulo: Folha de São Paulo, 19 de nov. 2005, p. C3.
- matéria não assinada, pelo título:
O AQUECIMENTO global e os pobres. O GLOBO. Rio de Janeiro, 30 de abr. 2007. Primeiro Caderno, p. 11.
- em meio eletrônico
ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em http://www.diariodonordeste.com.br/. Acesso em 25 ago. 1998.
Evento
SOUZ, L.S. et al . Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994, p.3-4.


AGENDA SOCIAL . Revista do Programa de Pós- Graduação em Políticas Sociais
Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais
Centro de Ciências do Homem
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000
Horto – 28.013-602
Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro – Brasil
Tel/fax: (22) 2739-7281
E.mail: agendasocial@uenf.br